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  • Rey Araujo

VENDA MAIS E MELHOR POR MEIO DA SEGMENTAÇÃO DO SEU MERCADO.

Atualizado: Set 27

Segmentar um mercado nada mais é do que dividi-lo em grupos com características similares e, a partir daí, definir estratégias e ações específicas para eles. Seu principal objetivo é tornar mais assertivas e rentáveis as estratégias de marketing, comunicação, produtos etc. para esses grupos.


Imagine que um restaurante self-service tivesse a ideia de usar um único recipiente (um bandejão!!!) para servir as opções do dia. Sim! tudo misturado: arroz, feijão, bife, jiló, inhame, sushi, macarrão, etc.


A probabilidade de alguém consumir esse "cardápio" é bastante restrita, concorda? Afinal, além da bagunça, as pessoas têm preferências alimentares diferentes.


Sabendo disso, os restaurantes mantem os alimentos separados: uma mesa de comidas quentes, outra de saladas, outra de sobremesas e por aí vai. Cada mesa, por sua vez, conta com recipientes que deixam os alimentos separados, onde os clientes se servem apenas daqueles que desejam comer.


Com esta configuração, fica mais fácil cada pessoa encontrar e consumir apenas o que interessa, sem desperdícios e atendendo ao perfil alimentar de cada cliente.


Isso também vai ajudar na hora de fazer a promoção de um determinado prato (de sushi, por exemplo) e até no horário que mais interessa a eles consumi-lo. Enfim, conhecer e segmentar seu público-alvo traz inúmeros benefícios para seu negócio.



O que é segmentação de mercado?

Tecnicamente, o conceito de segmentação de mercado é semelhante ao exemplo do restaurante acima. Você define um grupo de consumidores alvo e utiliza critérios como gênero, idade, escolaridade, comportamento, geografia, classe social, etc. para separá-los em grupos menores e com características similares.

Daí, cria campanhas e/ou produtos específicos para cada grupo desses, o que tornará seus esforços de marketing e vendas muito mais eficientes.


Exemplo de negócio: Box de Crossfit em área nobre do Rio de Janeiro

Público-alvo: Homens e Mulheres, 16 a 40 anos, até 5 Km, classe A/B, interessados em obter boa forma física e disposição para o dia a dia.


Após pesquisa de marketing, foram mapeados 3 segmentos principais:

1 - Estudantes universitários com disponibilidade de horário na parte da manhã e tarde. Dispõe de poucos recursos financeiros. Desejam boa forma e socialização.

2 - Homens de 25 a 35 anos, interessados em competições. Desejam disponibilizar boa parte do tempo e recursos financeiros para o alcance de resultados.

3 - Mulheres entre 25 e 35 anos, interessadas em perder peso e definição muscular pós-gravidez.


Perceba neste simples exemplo que todos os segmentos estão enquadrados no público-alvo do negócio. Porém, cada grupo tem características diferentes e devem ter estratégias diferenciadas de marketing para captação e fidelização.


Como identificar estes segmentos dentro do público-alvo do seu negócio?

Para fazer o levantamento destas informações, é preciso realizar algumas pesquisas e observações.


Minha dica é sempre começar pelos seus atuais clientes. Levante informações sobre eles, seus hábitos, nível de satisfação em relação ao seu produto/serviço, onde moram, se possuem filhos, qual a escolaridade, idade, classe social, emprego, etc.


Após segmentar seus clientes atuais, o próximo passo é pesquisar os consumidores do mercado de atuação. Se quiser (e puder) fazer os dois ao mesmo tempo, sem problemas.


Você pode criar um formulário de pesquisa e sair a campo para levantar esses dados. Pode pesquisar em grupos de redes sociais, ler artigos, assistir videos relacionados ao seu negócio, enfim, o que não faltam são opções para ter acesso às informações e começar a segmentar seus consumidores.


Uma vez mapeados esses segmentos, apresente os resultados, envolva sua equipe (se tiver equipe) e crie ações para cada grupo identificado.


“Segmentar o seu mercado permite você ser um peixe grande dentro de um aquário pequeno, dominando ele.”

- Allan Dib


Outro ponto importante! A segmentação de mercado ajudará a definir as personas de marketing em suas campanhas e ações de marketing digital.


LEMBRE-SE: A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO é muito importante para assertividade de suas ações de marketing. Ela auxiliará você na obtenção de resultados mais expressivos e ROI (retorno sobre o investimento) mais elevado.


Por fim, segmentar vai te ajudar no relacionamento com seu público-alvo; na definição correta dos textos e imagens a serem usados na campanha; na escolha correta dos canais de comunicação e vendas, no direcionamento de verba, etc.


Espero ter ajudado! Se tiver dúvidas sobre este assunto, terei imenso prazer em esclarecer. =)


E se quiser agendar um bate-papo sobre algum possível problema no Marketing da sua empresa, me envie uma mensagem via e-mail, skype ou whatsapp. Será um prazer atender você.


Avante!


Rey Araujo, MBA

Especialista em Marketing

21.99603.4677 / 22.99731.2345

Skype: rey.araujo1

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