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  • Rey Araujo

"POR QUE MEU NEGÓCIO PRECISA DE CONSULTORIA DE MARKETING?"

Atualizado: 9 de Ago de 2018

Em mais de 4 anos prestando consultoria de Marketing, esta é uma das perguntas que mais ouço quando apresento meus serviços a empreendedores, gestores e líderes de empresas em diversos segmentos.



Gosto de iniciar a resposta apresentando o seguinte problema de Marketing:


Imagine que o fluxo de clientes do seu negócio vem caindo nos últimos 3 meses, jogando seu faturamento lá pra baixo (sim! dificuldades comerciais são problemas de Marketing).


Daí, observando a necessidade de retomar o volume de vendas, você convoca uma reunião com seus sócios e gerentes e apresenta a proposta de fazer uma promoção e baixar os preços. Porém, seu sócio acha melhor mudar a identidade visual e a vitrine, seu gestor de RH sugere anunciar no Facebook e sua esposa, que estava visitando a empresa, diz que o problema é o atendimento mal treinado que afasta os clientes.


Quem está com a razão? Diante de tantas possibilidades, o que fazer?


Este é apenas um pequeno exemplo de problemas comuns no dia a dia e que um Consultor de Marketing pode ajudar a resolver.


Ele auxiliará na definição do melhor caminho para alavancar resultados e qualificar sua imagem para o mercado, seja no curto, médio ou longo prazos.



Mas o que é, na prática, uma Consultoria de Marketing?

A Consultoria de Marketing é um serviço estratégico prestado por profissional especialista. Sua principal função é orientar e apontar os caminhos para solução de problemas diversos no Marketing de um determinado negócio.


Veja algumas situações onde a consultoria se faz necessária:


- Sempre que houver dificuldade na tomada de decisão por parte do gestor ou gestores da empresa em relação a um determinado problema de Marketing;


- Sempre que houver a necessidade de um opinião neutra de profissional de Marketing;


- Quando houver sobrecarga de serviço no departamento de Marketing;


- Sempre que houver mudança no ambiente de negócio da empresa (exemplo: novos concorrentes, mudança na legislação, crises na economia, etc.);


- Quando houver a necessidade de um membro mais experiente na equipe interna;


- Quando houver a necessidade de implantação de um departamentode Marketing na empresa;


- Quando determinado trabalho exigir rapidez no planejamento e/ou execução;


- Quando o trabalho exigir especialização em assunto específico de Marketing (exemplo: marketing digital, publicidade, patrocínios, etc.);


- Quando o custo de ter uma equipe interna de Marketing for alto demais (sua empresa deixa de assumir custos trabalhistas diversos); entre outros.


Para que os assuntos acima sejam devidamente trabalhados e gerem os resultados esperados, sugere-se a contratação de uma consultoria experiente e capacitada para diagnosticar, planejar e gerenciar a execução das diversas ações de Marketing necessárias. Isso alavancará os resultados quantitativos e qualitativos do seu negócio relativos ao aumento de vendas; a comunicação com o mercado; ao marketing digital; a imagem institucional; ao aprimoramento do produto/serviço; a adequação do preço; a satisfação do cliente; etc.


Como funciona o processo de Consultoria na LGR Marketing?

Realizamos tanto a CONSULTORIA ESPECÍFICA quanto a CONSULTORIA POR PROJETO.


Na primeira, o cliente tem uma situação definida e busca auxilio para definição de determinada ação de Marketing.


Exemplo: Dúvidas sobre como medir o retorno de um impulsionamento no Facebook; Precisa definir quais clientes contemplar com determinados tipos de brindes de Natal.


Para situações mais complexas, onde o cliente terá a necessidade que o consultor participe com mais frequência da gestão do Marketing da empresa, realizamos a CONSULTORIA POR PROJETO.


Exemplo: Chegada de um novo concorrente no ambiente de negócio; reposicionamento de mercado; planejamento de marketing digital, etc.


Neste caso, o processo envolve mais etapas. Veja as principais:


- auditoria de marketing: levantamento da situação geral do marketing da empresa;

- pesquisa: levantamento de informações sobre o mercado, consumidor, concorrência, legislação, preço, produto, comunicação, ponto de vendas, etc.;

- planejamento estratégico: com base nas informações levantadas nas etapas anteriores, definem-se as estretégias a serem adotadas e o posicionamento de mercado;

- planejamento tático: definição das ações a serem implementadas para que os objetivos estratégicos sejam alcançados;

- controle e ação: projeção de ROI, cronograma das ações necessárias com seus respectivos custos, prazos e responsáveis.


Bem, Consultoria de Marketing é um assunto extenso, mas tentei sintetizar O QUE É, PRA QUE SERVE, QUANDO CONTRATAR e O QUE ESPERAR.


Caso queira tirar alguma dúvida ou agendar um bate-papo sobre algum possível problema no Marketing da sua empresa, me envie uma mensagem via e-mail, skype ou whatsapp. Será um prazer atender você.


Avante!


Rey Araujo, MBA

Especialista em Marketing

21.99603.4677 / 22.99731.2345

Skype: rey.araujo1

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br


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