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  • Rey Araujo

PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL: 8 BENEFÍCIOS ESPETACULARES PRA VOCÊ COMEÇAR O SEU AGORA

CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL E SUPERE SUAS METAS EM 2020


O ambiente digital tem oferecido diversas ferramentas para que empreendedores, profissionais liberais, artistas, educadores e diversos outros segmentos da sociedade possam realizar a comunicação com o mercado e efetivar o processo de vendas de forma rápida, dinâmica, criativa, controlável e viável financeiramente. Principalmente, em relação ao custo de investimento em meios de comunicação tradicionais – que também tem grande relevância e desempenha papel importante no mix de comunicação de uma empresa.


Mesmo sendo mais viáveis financeiramente, é importante que as ações digitais sejam planejadas e executadas de forma técnica e disciplinada, potencializando assim os resultados e gerando o retorno esperado sobre o valor investido.



Sendo assim, dentre os muitos benefícios de planejar o marketing digital do seu negócio, mapeei os 8 que considero mais importantes e espero que possam te ajudar a entender melhor o grande potencial desta ferramenta no alcance das metas em 2020.


1 – PREVISIBILIDADE E DIREÇÃO

Saiba antes e para onde seu plano vai te levar


Com um plano de marketing digital, você terá acesso a diversos dados sobre o seu negócio (mercado, concorrentes, público alvo, personas, etc.) que servirão de base para a formulação de estratégias e táticas que apontarão a melhor DIREÇÃO rumo ao alcance de seus objetivos.


Consequentemente, saberá de forma antecipada as mídias digitais que serão utilizadas, as ações que serão desenvolvidas para cada uma delas, os responsáveis pela execução, os prazos, o investimento e as formas de medir os resultados das ações.


Isso te permitirá observar oportunidades, selecionar as melhores e direcionar esforços em direção a elas, trazendo para o tempo presente, possíveis necessidades de contratação de pessoal, movimentos de um possível concorrente, investimento em determinada ação de marketing digital, etc.


Saber a direção a seguir e ter a previsibilidade das ações estratégicas e táticas que serão realizadas, tornam o ambiente muito mais seguro e confiável para o empreendedor direcionar sua verba de marketing.



2 – POTENCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS

Você vende mais, melhor e de forma progressiva


Todas as estratégias de marketing têm como objetivo final a venda. Seja um produto, um serviço, uma ideia, uma marca, uma imagem, etc. no final das contas seu plano sempre terá como objetivo final vender algo para alguém.


Um plano de marketing digital bem planejado e executado será uma ferramenta poderosa na geração de resultados, principalmente por causa de uma característica poderosa: TUDO NO DIGITAL TUDO É MENSURÁVEL. Essa particularidade permite a utilização racional e escalonável dos investimentos.



3 – CONTROLE

Monitore suas metas de forma mais clara


Para cada ação definida no plano, existirá um objetivo a ser alcançado e um indicador de desempenho a ser monitorado. Assim, fica muito mais claro e eficiente medir os resultados e controlar as ações quando não indicarem o desempenho esperado em direção à uma meta ou objetivo.



4 – OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

Economize tempo, dinheiro, pessoas e saúde


Tendo seu marketing digital planejado, você conseguirá direcionar esforços para outras áreas do negócio, uma vez que já sabe onde, quando e quanto custará uma determinada ação no ambiente digital. Além disso, ações planejadas tendem a ser mais bem pensadas e eficazes, o que certamente impactará no aumento do retorno sobre o investimento e na diminuição drástica do tempo destinado a ações desnecessárias e sem foco.



5 - AUTOCONHECIMENTO

Conheça profundamente seu negócio


É fato que planejar o marketing digital do seu negócio transformará totalmente a forma que você o vê e o entende. Isso porque ao longo do processo de planejamento, você levanta e analisa dados sobre o seu mercado, seu produto/serviço, seu cliente, seus concorrentes, suas vendas, etc. E esse conhecimento torna sua visão muito mais estratégica no momento de traçar as ações digitais.


Outro ponto muito importante é que o autoconhecimento gerado pelo processo de planejamento de marketing digital te dá um embasamento mais sólido para definir objetivos e metas mais específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazos bem definidos. Isso vai te ajudar a entender e cobrar as ações executadas pela sua agência ou consultoria de marketing digital de forma mais objetiva.



6 - ASSERTIVIDADE E PRODUTIVIDADE

Suas ações de marketing serão bem mais assertivas e produtivas


Empresas com ações digitais planejadas tendem a ter um nível muito maior de assertividade e produtividade. Uma vez que a equipe já sabe o que fazer e quais objetivos e metas alcançar, fica muito mais fácil gerenciar resultados e monitorar possíveis erros e desvios.


No marketing digital é possível observar quando o desempenho de uma ação está abaixo do esperado e otimizá-la durante a execução, minimizando perdas financeiras, insatisfação de clientes, retrabalho, impactos negativos na marca, etc.



7 - ENGAJAMENTO DA EQUIPE

Sua equipe vai trabalhar com mais foco e direcionada a objetivos


Com o planejamento de marketing digital formalizado e aprovado, fica muto mais claro para a equipe as ações que devem realizadas.


Saber de forma clara o que deve ser feito e qual o objetivo a ser alcançado, fortalece o engajamento da equipe na busca dos resultados.



8 - APRENDIZADO E MELHORIA CONTÍNUA

Aprenda com o processo e aproveite um ciclo virtuoso de resultados


É de grande importância analisar as informações geradas ao final de cada ciclo e entender onde o plano foi eficiente e onde pode ser melhorado. Uma vez realizado este mapeamento, a equipe deve potencializar as ações que obtiveram sucesso e buscar alternativas de otimização – ou descarte - para aquelas que não obtiveram o retorno esperado.


O conhecimento gerado deverá ser aprendido e aplicado em novos ciclos de planejamento. Isso vai tornar as ações da empresa cada vez mais eficazes, trazendo resultados cada vez melhores nas ações definidas em planos futuros.


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E aí, viu quantos benefícios bacanas o planejamento de marketing digital pode trazer pra você e seu negócio? E se quiser saber mais sobre planejamento ou outros assuntos relacionados ao marketing on ou off line, comenta aí.


Avante!


Rey Araujo, MBA

Especialista em Marketing

22.99731.2345 / 21.99603.4677

Skype: rey.araujo1

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br


Sobre o Autor

Rey Araujo é graduado em Propaganda e Marketing pela Univ. Gama Filho - RJ, Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela ESPM - RJ e em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes- RJ. Além de diversas especializações em Marketing Digital.

Possui diversos planos de Marketing Digital implementados ao longo da carreira.

Atuou por mais de 10 anos na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência, etc.

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