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  • Rey Araujo

O QUE É MARKETING?

Atualizado: 10 de Dez de 2020

Vou iniciar esse post com uma situação que aconteceu comigo há cerca de 20 anos, bem no meu início de carreira na área de Marketing. Na época, eu havia sido recém promovido a coordenador de Marketing de uma fábrica de cilindros para gases a alta pressão e estava apresentando o planejamento para ano seguinte.

Tudo correu bem, planejamento aprovado (inclusive o Budget... Rs), equipes de marketing e vendas alinhadas... Enfim, tudo uma maravilha até que o diretor-presidente me fez a seguinte pergunta em tom amistoso e desafiador: "Rey, o que é marketing?".


Eu estava em início de carreira, mas já tinha experiência em Marketing e entendia bastante sobre o seu processo de planejamento estratégico, as formas de operacionalizar e de medir os resultados, etc.

Porém, meu amigo e minha amiga, eu simplesmente gaguejei e comecei a explicar como era o processo de planejamento, falei sobre o Mix de Marketing (4ps), sobre a definição de objetivos de Marketing, sobre Posicionamento, tentei lembrar as definições de Marketing do Kotler, da AMA... E nada...

O fato é que eu não consegui definir de forma simples e direta o que era MARKETING para o Diretor-presidente da minha empresa.

Obviamente, fiquei constrangido e todos perceberam o "branco", mas ele próprio contornou a situação dizendo "Relaxa Rey, todos aqui sabem do seu potencial e da qualidade do seu trabalho. Esses "brancos" as vezes acontecem."

Mas o grande INSIGHT desse dia foi que passei a enxergar como deve ser difícil para as pessoas que não são da área (e até pras que são) entenderem o real significado e importância do Marketing.

Só pra concluir esse episódio, anos depois encontrei esse mesmo executivo em um jogo do Fluminense no Maracanã e ele, lembrando a situação daquele dia, me fez a mesma pergunta, a qual respondi de forma simples, direta e tirando um imenso peso das costas:

PARA MIM, MARKETING É O ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES MERCADOLÓGICAS COM O OBJETIVO DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE DE CONSUMO.

MARKETING É GERAÇÃO DE VALOR PARA O CONSUMIDOR E RETORNO PARA O EMPREENDEDOR


Como você pode perceber, o conceito de Marketing é muito abrangente e envolve, praticamente, todas as áreas de uma empresa, desde a área de compras, até o atendimento ao cliente... Desde a alta direção, até o estagiário... Desde os fornecedores, até o representante de vendas terceirizado.

Isso porque, tudo influencia na percepção de valor do cliente. E a grande missão do Marketing é satisfazer necessidades de consumo por meio da oferta de valor da empresa, seja um produto, um serviço, uma ideia, uma pessoa etc.




O CONCEITO MODERNO DE MARKETING


O conceito de MARKETING evoluiu ao longo do anos. Isso porque o consumidor evoluiu, as formas de produção evoluíram, as expectativas de qualidade cresceram, além, é claro, dos impactos da revolução tecnológica no nosso dia a dia.

Tudo isso impactou (e continua impactando) muito a percepção de valor que o consumidor tem das marcas, produtos e serviços.


O acesso à informação deu poder ao consumidor e o tornou muito mais exigente em relação à qualidade, menos fiel às marcas, antenado com os valores e propósitos das empresas e preocupados com o papel social que as empresas representam.

Por exemplo, a definição de marketing segundo Philip Kotler evoluiu de "MARKETING é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas" (Marketing para o Século XXI, 1999) para "MARKETING é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. (Philip Kotler, administração de marketing 2012).

Repare que o foco do Marketing atualmente está focado no processo de entrega de valor que satisfaça uma necessidade do mercado consumidor. E quando falamos de valor, não se trata apenas da qualidade de um produto ou serviço, mas de toda a atmosfera na qual a empresa está inserida, como seus propósitos, seus valores institucionais, a preocupação com aspectos naturais e sócio culturais.

Por isso, cada vez mais, é importante que você PLANEJE O MARKETING DO SEU NEGÓCIO. Estude e analise seus mercados. Desenvolva estratégias e ações de Marketing alinhadas com as expectativas de valor do consumidor.


VALOR = MARKETING ESTRATÉGICO + MARKETING TÁTICO/OPERACIONAL

De forma muito assertiva, Kotler define marketing com CIÊNCIA. Isso, devido o fato de seu processo de planejamento e execução envolverem conhecimentos diversos como FINANÇAS, COMUNICAÇÃO, LOGÍSTICA, PRODUÇÃO, VENDAS, TECNOLOGIA ETC.


A área de Marketing se relaciona com todos as outras áreas de uma empresa, uma vez que todas contribuem para a GERAÇÃO DE VALOR para o consumidor.


Sendo assim, um profissional de Marketing estuda, analisa dados e definição ações baseadas em um processo sistemático de planejamento que é composto duas etapas principais e sequenciais: o MARKETING ESTRATÉGICO e o MARKETING TÁTICO/OPERACIONAL.

De forma resumida, o Marketing Estratégico cuida da exploração e análise dos ambientes (Macro, micro e o ambiente interno) onde a empresa está inserida; do mapeamento de oportunidades e ameaças; da definição de objetivos; e, da concepção das principais estratégias de Marketing (Segmentação + Público alvo + Posicionamento) a serem implementadas para o alcance destes objetivos.

Uma vez definidos os aspectos estratégicos de Marketing, é necessário implementá-los, afinal, estratégia sem ação é apenas um sonho...


O Marketing Tático/Operacional cuida das principais ações relativas ao PRODUTO, PREÇO, PRAÇA (Canais de distribuição) e PROMOÇÃO (Comunicação com o mercado), os famosos 4Ps de Jerome McCarthy (não, não são de Kotler...rs), para que a proposta de valor da empresa chegue ao mercado de forma consistente e integrada.

Este é o ponto que gera mais confusão nas pessoas e empreendedores, uma vez que o Marketing Tático/Operacional é aquele que fica "visível" para o mercado. Então, na hora de definirem o que é Marketing é comum chamarem de Publicidade, Vendas, Marketing digital, Precificação, Eventos, Assessoria de imprensa e diversas outras ferramentas.

E o grande problema é quando se executam ações tático/operacionais sem o devido embasamento estratégico. O que resulta em resultados comerciais fracos, desperdício de verba e tempo, insatisfação de clientes, problemas logísticos, menor lucratividade, entre outros...

Mas desse assunto a gente trata em outro post... ;-)

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EM RESUMO:

  • Marketing é uma ciência que tem como principal objetivo a satisfação de uma necessidade de consumo. Para isso, explora, cria e entrega de valor a um mercado-alvo com foco na lucratividade.

  • O processo de planejamento de Marketing é composto por duas etapas essenciais: MARKETING ESTRATÉGICO e MARKETING TÁTICO/OPERACIONAL.

  • O MARKETING ESTRATÉGICO tem como foco o estudo e o desenvolvimento de estratégias para médio e longo prazo com o objetivo de satisfazer demandas de mercado.

  • O MARKETING TÁTICO/OPERACIONAL visa a implementação das estratégias de marketing para o mercado consumidor de forma coordenada, assertiva e rentável, para isso, trabalha o MIX DE MARKETING (4Ps) com o objetivo de alcançar - principalmente - objetivos financeiros e relativos à marca.

  • Publicidade, vendas, eventos, design, marketing digital, assessoria de imprensa, relações públicas etc., são FERRAMENTAS de Marketing e sempre resultam em melhores resultados quando utilizadas com background estratégico (Segmentação + Público alvo + Posicionamento).

  • O Marketing assertivo analisa dados e definição ações baseadas duas etapas principais e sequenciais: o MARKETING ESTRATÉGICO e o MARKETING TÁTICO/OPERACIONAL.

Então é isso.


Espero ter te ajudado a entender O QUE É MARKETING. Mas se houver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.


Avante!


Rey Araujo

Especialista em Marketing

22.99731.2345

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br

Sobre o Autor

Sou especialista em Marketing e ajudo empreendedores e profissionais liberais de diversas áreas a alcançarem ótimos resultados comerciais por meio do Planejamento, Execução e Controle de Estratégias de Marketing e Marketing Digital.


Autor do curso "MARKETING ESTRATÉGICO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS".


Sou formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Gama Filho - RJ. Possuo MBA em Marketing pela ESPM - RJ e pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes - RJ, além de diversos cursos e especializações na área digital.


Iniciei minha carreira em 2001 como Redator Publicitário, passando por diversas agências no Rio de Janeiro e ingressei na área de marketing como estagiário na Golden Cross em 2003.

Por mais de 12 anos atuei na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência, etc.

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