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  • Rey Araujo

O QUE É E COMO CONSTRUIR A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES DO SEU NEGÓCIO

O planejamento estratégico de Marketing deve ser balizado por algumas diretrizes corporativas. Antes mesmo de partirmos para o levantamento e análise de dados sobre o mercado, concorrência, consumidor etc., é importante definir a identidade do seu negócio, qual o papel dele na sociedade, como ele opera, como se relaciona com seus Steakholders, quais seus objetivos para o futuro, quais seus benefícios e motivações para o mercado e para o colaborador.


Independentemente do segmento e tamanho da empresa, o consumidor da era digital considera muito importante o papel que ela desempenha na sociedade e como ela contribui para sua cadeia produtiva. Além disso, a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL é essencial para direcionar as estratégias de negócios e a comunicação com o mercado.


IDENTIDADE ORGANIZACIONAL é tudo aquilo que distinguirá uma empresa no mercado. Ela se baseia nas crenças e é composta por uma série de elementos que vão diferencia-la.


Neste contexto é preciso definir os três elementos principais para a definição da identidade organizacional: A MISSÃO DA EMPRESA, SUA VISÃO E SEUS VALORES.



1 - MISSÃO CORPORATIVA

Cada negócio traz consigo um propósito, uma razão de existir, uma forma só sua de “fazer as coisas”, e é muito importante que ela seja fiel a esse propósito.


A MISSÃO de uma empresa é isso. É declarar para o mundo o seu propósito, sua forma de fazer as coisas.


Caso sua empresa ainda não tenha a MISSÃO declarada, você pode cria-la a partir das seguintes perguntas:

  • O que ela faz?

  • Para quem ela faz?

  • Qual sua motivação?

  • De que forma ela faz?

  • Qual o impacto na sociedade?

Vejamos o exemplo da MISSÃO do Google:

"Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal."


O que ela faz? Organizar informações e as torna acessíveis

Para quem ela faz? Para o mundo todo

Qual sua motivação? Tornar informações acessíveis

De que forma ela faz? Organiza as informações

Qual o impacto na sociedade? Informações acessíveis e úteis


Outros exemplos:

Mercedes-Benz: aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade;


Hotel Urbano: Nossa maior missão é o “Make Travel Easier” (tornar a sua viagem cada vez mais simples), pois nascemos para conectar pessoas a seus sonhos, proporcionando a melhor experiência travel - a um preço acessível.


2 - VISÃO DE FUTURO

Todo negócio bem sucedido nasce do sonho de seu fundador, de como ele enxerga e deseja que a empresa esteja no futuro.


A VISÃO DE FUTURO é a descrição desse cenário projetado para o mercado. Um objetivo quase utópico que busca trazer para o presente a imagem do futuro que essa empresa deseja alcançar.


A VISÃO do negócio deve inspirar e motivar seus colaboradores e projetar o futuro da sua empresa para o mercado. Ela deve dizer como e onde você vê seu negócio em um determinado espaço de tempo.


Diferentemente da MISSÃO corporativa, a VISÃO DE FUTURO deve ser revisitada de tempos em tempos, devendo estar sempre alinhada aos novos objetivos da empresa.


É importante também que, apesar de desafiante, a VISÃO DE FUTURO seja alcançável e mensurável.


Para montar sua visão de futuro, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Em que posição de mercado sua empresa deseja estar?

  • Como você deseja ser visto por seus clientes no futuro?

  • Em qual nível, suas atividades devem estar daqui há alguns anos?

  • É possível escalar seu serviço ou produto em quantos anos?


Para ilustrar melhor, vejamos o exemplo da Fiat:

“Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.”


Em que posição de mercado sua empresa deseja estar? Estar entre os principais players do mercado.

Como você deseja ser visto por seus clientes no futuro? Referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

Em qual nível, suas atividades devem estar daqui há alguns anos? Nível excelente

É possível escalar seu serviço ou produto em quantos anos? Indefinido


Outros exemplos:

Rede Superbom de supermercados: Continuar sendo a melhor opção de compras da nossa região e expandir para outras regiões do estado do RJ fazendo parte da vida de novas famílias.


Banco de células-tronco Cellpreserve: Manter o padrão de excelência e o reconhecimento de sua qualidade junto aos seus clientes e profissionais da classe médica, buscando aumentar o portfólio de seus serviços.


Bacana né? Qual a visão do seu negócio para futuro?


3 - VALORES

Para completar nosso trio de IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, vamos falar dos VALORES que regem a existência do seu negócio. São as diretrizes éticas, filosofias, atitudes e crenças que devem guiar o comportamento e moldar a cultura da empresa.


Os valores de uma empresa devem ser inegociáveis nas suas relações internas e externas.




Vejamos o exemplo do Magazine Luiza e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM):

MAGAZINE LUIZA: Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento, Ética, Simplicidade e Liberdade de Expressão, Inovação e Ousadia.


ESPM: Excelência acadêmica, Ética e verdade, Livre iniciativa e liberdade de expressão, Ascensão humana e social, Diversidade


Como você pode observar, os valores são os princípios que orientam a postura da empresa e de sua equipe nas relações internas e externas.


RESUMINDO:


MISSÃO CORPORATIVA é a razão de um negócio existir. É seu propósito. É o verdadeiro sentido ao trabalho da equipe e direciona suas ações.


A VISÃO DE FUTURO deve mostrar onde o negócio quer chegar a longo prazo e orientar suas ações para o futuro.


Os VALORES CORPORATIVOS são as crenças e atitudes que a empresa acredita, defende e valoriza e devem ser seguidas por todos os colaboradores.


Apesar de serem conceitos simples, estes três itens que compõe a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL são muito importantes para o direcionamento estratégico do seu negócio, pois vão nortear todas as áreas da empresa e desenvolver sua cultura corporativa.

Então é isso.


Espero ter te ajudado a entender como a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL é importante para a consolidação da sua cultura empresarial e da sua imagem para o mercado. Mas se houver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.


Avante!

Rey Araujo

Especialista em Marketing

22.99731.2345

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br

Sobre o Autor

Sou especialista em Marketing e ajudo empreendedores e profissionais liberais de diversas áreas a alcançarem ótimos resultados comerciais por meio do Planejamento, Execução e Controle de Estratégias de Marketing e Marketing Digital.


Autor do curso "MARKETING ESTRATÉGICO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS".


Sou formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Gama Filho - RJ. Possuo MBA em Marketing pela ESPM - RJ e pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes - RJ, além de diversos cursos e especializações na área digital.

Iniciei minha carreira em 2001 como Redator Publicitário, passando por diversas agências no Rio de Janeiro e ingressei na área de marketing como estagiário na Golden Cross em 2003.

Por mais de 12 anos atuei na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência, etc.



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