- Rey Araujo
ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DO SEU NEGÓCIO
Atualizado: 10 de Dez de 2020
Enquanto escrevo este post, o Corona Vírus está em plena expansão no Brasil. Infelizmente, milhares de pessoas já morreram ao redor do mundo e estamos todos à espera de uma vacina ou tratamento eficaz para o vírus.
Este cenário me fez de lembrar alguns dados preocupantes sobre o tempo de sobrevivência de pequenas e médias empresas no Brasil onde, segundo o SEBRAE, uma em cada quatro empresas (25% - Vinte e cinco por cento) morre antes de completar 2 anos e mais de 50% morre antes dos cinco anos.

Ainda segundo o SEBRAE, “ao abrir a empresa, grande parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado, clientes, concorrentes e fornecedores, e mais da metade não realiza o planejamento estratégico antes do início das atividades, o que pode ser prejudicial ao negócio.” Acesse aqui o relatório completo.
Outros dados que o estudo apresenta sobre o fechamento precoce das empresas:
55% não elaboraram um plano de negócios
50% não definiram estratégia para otimizar recursos
50% não determinaram a margem de lucro pretendida
46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes
42% não calcularam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar o lucro pretendido
39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio
38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e as necessidades já atendidas pelo mercado
37% não sabiam a melhor localização
32% não conheciam os aspectos legais do negócio
31% não sabiam o investimento inicial necessário para o negócio
21% não identificaram o público-alvo do negócio
Para não me alongar muito, vou concluir essa introdução com uma informação que é um dos pontos chave para o curto tempo de vida destas empresas: “a estratégia de diferenciação (Posicionamento de mercado) mostrou-se mais vantajosa para a permanência das empresas no mercado do que a estratégia de custos (Foco na guerra de preços).” Sebrae, 2014

E por que considero esta informação tão importante?
Porque a melhor forma de desenvolver uma estratégia de diferenciação é por meio de um Planejamento de Marketing. E o CONSULTOR DE MARKETING é a pessoa capacitada para esse serviço tão importante para a longevidade e lucratividade do seu negócio.
Afinal, sem conhecer seu mercado de atuação e sem desenvolver estratégias e processos, seu negócio fica à deriva num ambiente com concorrentes cada vez mais competitivos e consumidores cada vez mais informados e exigentes.
MAS QUANDO VOCÊ DEVE CONTRATAR UM CONSULTOR DE MARKETING?
Sempre que seu negócio apresentar um dos "sintomas" abaixo:
QUEDA NAS VENDAS, NO FATURAMENTO OU NO TICKET MÉDIO
DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VISITAS AO PONTO DE VENDA (físico ou on line)
POUCO RESULTADO COMERCIAL EM AÇÕES DE MARKETING DIGITAL
NECESSIDADE DE FORTALECER A IMAGEM DA SUA MARCA PARA O MERCADO
DIFICULDADE DE PLANEJAR E CONTROLAR AÇÕES DE MARKETING (on e off line)
PROBLEMAS ORIUNDOS DE MUDANÇAS NO AMBIENTE DE NEGÓCIO (exemplo: uma nova lei, um novo concorrente, um novo produto substituto etc.)
DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING
OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO
ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO
REPOSICIONAMENTO DA MARCA
LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS OU SERVIÇOS
NECESSIDADE DE OTIMIZAÇÃO DA VERBA DE MARKETING
MONTAGEM DA EQUIPE E ESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MARKETING
DIFICULDADE DE ORGANIZAR E IMPLEMENTAR UM CALENDÁRIO PROMOCIONAL ETC.
É muito comum que EMPREENDEDORES confundam MARKETING com propaganda, vendas, patrocínio, design, criação de sites, marketing digital, marketing político etc. e utilizem estas ferramentas de forma isolada e sem estratégia.
Elas são importantes para a implantação do MARKETING, mas para gerar impacto e bons resultados, precisam estar alinhadas estrategicamente e em sinergia umas com as outras.

O CONSULTOR DE MARKETING É O PROFISSIONAL IDEAL PARA PLANEJAR E GERENCIAR SUAS AÇÕES DE MARKETING.
Ele planejará, junto com o EMPREENDEDOR, as estratégias, os processos e os controles para potencializar as vendas do seu negócio (seja ele pequeno, médio ou grande; digital ou físico).
Ele também ajudará na definição e controle de indicadores financeiros importantes como a margem de lucro, precificação, quantidade de vendas necessária para alcançar o ponto de equilíbrio, capital de giro necessário etc.
COMO FUNCIONA A CONSULTORIA DE MARKETING NA PRÁTICA?
Como eu disse anteriormente, o CONSULTOR DE MARKETING vai atuar junto ao EMPREENDEDOR estudando o mercado, definindo estratégias, melhorando seus processos e gerenciando as ações.
Ele também vai apontar os melhores caminhos para a equipe de MARKETING (seja interna ou externa da empresa) e até para a equipe comercial.
Por isso, é comum ficar sob a responsabilidade do consultor:
A criação do plano de marketing da empresa
O controle e a avaliação da eficiência das ações definidas no plano
Auxiliar no planejamento e execução de pesquisa de mercado
Alinhar as estratégias com o marketing digital
O desenvolvimento e o acompanhamento dos briefings junto às agências e fornecedores
A gestão e o controle dos planos de ação etc.
O CONSULTOR DE MARKETING é o profissional que vai orientar o EMPREENDEDOR no planejamento, desenvolvimento e controle das ESTRATÉGIAS DE MARKETING, direcionando o corpo tático da empresa e contribuindo para o alcance de objetivos.
PRA FINALIZAR, VEJA 12 ÓTIMOS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM CONSULTOR DE MARKETING:
AUMENTO DA PERCEPÇÃO DE VALOR DA MARCA PELO CLIENTE
EFICIÊNCIA NAS CAMPANHAS DE VENDAS
CLIENTES MAIS ENGAJADOS E SATISFEITOS
AUMENTO DO TICKET MÉDIO
EQUIPES DE VENDAS E ATENDIMENTO MAIS QUALIFICADAS
O EMPREENDEDOR FICA LIVRE PARA MANTER O FOCO NA GESTÃO DO NEGÓCIO
AUMENTO DAS VENDAS E DO FATURAMENTO
AQUISIÇÃO DE LEADS MAIS QUALIFICADOS
CONTEÚDO PROMOCIONAL E INSTITUCIONAL MAIS QUALIFICADO
MELHORA NA RELAÇÃO COM AGÊNCIAS E OUTROS FORNECEDORES
ECONOMIA DE RECURSOS (TEMPO E DINHEIRO)
PREVISIBILIDADE DAS AÇÕES
Então é isso, EMPREENDEDOR.
Espero ter te ajudado a entender como um CONSULTOR DE MARKETING pode contribuir para a sobrevivência e crescimento do seu negócio. Mas se houver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.
E lembre-se, se seu negócio estiver apresentando algum “sintoma”, conta comigo. 😉
Avante!
Rey Araujo
Especialista em Marketing
22.99731.2345
Sobre o Autor
Sou especialista em Marketing e ajudo empreendedores e profissionais liberais de diversas áreas a alcançarem ótimos resultados comerciais por meio do Planejamento, Execução e Controle de Estratégias de Marketing e Marketing Digital.
Autor do curso "MARKETING ESTRATÉGICO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS".
Sou formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Gama Filho - RJ. Possuo MBA em Marketing pela ESPM - RJ e pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes - RJ, além de diversos cursos e especializações na área digital.
Iniciei minha carreira em 2001 como Redator Publicitário, passando por diversas agências no Rio de Janeiro e ingressei na área de marketing como estagiário na Golden Cross em 2003.
Por mais de 12 anos atuei na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência, etc.