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  • Rey Araujo

ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DO SEU NEGÓCIO

Enquanto escrevo este post, o Corona Vírus está em plena expansão no Brasil. Infelizmente, milhares de pessoas já morreram ao redor do mundo e estamos todos à espera de uma vacina ou tratamento eficaz para o vírus.


Este cenário me fez de lembrar alguns dados preocupantes sobre o tempo de sobrevivência de pequenas e médias empresas no Brasil onde, segundo o SEBRAE, uma em cada quatro empresas (25% - Vinte e cinco por cento) morre antes de completar 2 anos e mais de 50% morre antes dos cinco anos.


Ainda segundo o SEBRAE, “ao abrir a empresa, grande parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado, clientes, concorrentes e fornecedores, e mais da metade não realiza o planejamento estratégico antes do início das atividades, o que pode ser prejudicial ao negócio.” Acesse aqui o relatório completo.


Outros dados que o estudo apresenta sobre o fechamento precoce das empresas:

  • 55% não elaboraram um plano de negócios

  • 50% não definiram estratégia para otimizar recursos

  • 50% não determinaram a margem de lucro pretendida

  • 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes

  • 42% não calcularam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar o lucro pretendido

  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio

  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e as necessidades já atendidas pelo mercado

  • 37% não sabiam a melhor localização

  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio

  • 31% não sabiam o investimento inicial necessário para o negócio

  • 21% não identificaram o público-alvo do negócio


Para não me alongar muito, vou concluir essa introdução com uma informação que é um dos pontos chave para o curto tempo de vida destas empresas: “a estratégia de diferenciação (Posicionamento de mercado) mostrou-se mais vantajosa para a permanência das empresas no mercado do que a estratégia de custos (Foco na guerra de preços).” Sebrae, 2014


E por que considero esta informação tão importante?


Porque a melhor forma de desenvolver uma estratégia de diferenciação é por meio de um plano de marketing. E o CONSULTOR DE MARKETING é a pessoa capacitada para esse serviço tão importante para a longevidade e lucratividade do seu negócio.


Afinal, sem conhecer seu mercado de atuação e sem desenvolver estratégias e processos, seu negócio fica à deriva num ambiente com concorrentes cada vez mais competitivos e consumidores cada vez mais informados e exigentes.



MAS QUANDO VOCÊ DEVE CONTRATAR UM CONSULTOR DE MARKETING?

Sempre que seu negócio apresentar um dos "sintomas" abaixo:


  • QUEDA NAS VENDAS, NO FATURAMENTO OU NO TICKET MÉDIO

  • DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VISITAS AO PONTO DE VENDA (físico ou on line)

  • POUCO RESULTADO COMERCIAL EM AÇÕES DE MARKETING DIGITAL

  • NECESSIDADE DE FORTALECER A IMAGEM DA SUA MARCA PARA O MERCADO

  • DIFICULDADE DE PLANEJAR E CONTROLAR AÇÕES DE MARKETING (on e off line)

  • PROBLEMAS ORIUNDOS DE MUDANÇAS NO AMBIENTE DE NEGÓCIO (exemplo: uma nova lei, um novo concorrente, um novo produto substituto etc.)

  • DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING

  • OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO

  • ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO

  • REPOSICIONAMENTO DA MARCA

  • LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

  • NECESSIDADE DE OTIMIZAÇÃO DA VERBA DE MARKETING

  • MONTAGEM DA EQUIPE E ESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MARKETING

  • DIFICULDADE DE ORGANIZAR E IMPLEMENTAR UM CALENDÁRIO PROMOCIONAL ETC.


É muito comum que EMPREENDEDORES confundam MARKETING com propaganda, vendas, patrocínio, design, criação de sites, marketing digital, marketing político etc. e utilizem estas ferramentas de forma isolada e sem estratégia.


Elas são importantes para a implantação do MARKETING, mas para gerar impacto e bons resultados, precisam estar alinhadas estrategicamente e em sinergia umas com as outras.


O CONSULTOR DE MARKETING É O PROFISSIONAL IDEAL PARA PLANEJAR E GERENCIAR SUAS AÇÕES DE MARKETING.


Ele planejará, junto com o EMPREENDEDOR, as estratégias, os processos e os controles para potencializar as vendas do seu negócio (seja ele pequeno, médio ou grande; digital ou físico).


Ele também ajudará na definição e controle de indicadores financeiros importantes como a margem de lucro, precificação, quantidade de vendas necessária para alcançar o ponto de equilíbrio, capital de giro necessário etc.


COMO FUNCIONA A CONSULTORIA DE MARKETING NA PRÁTICA?


Como eu disse anteriormente, o CONSULTOR DE MARKETING vai atuar junto ao EMPREENDEDOR estudando o mercado, definindo estratégias, melhorando seus processos e gerenciando as ações.


Ele também vai apontar os melhores caminhos para a equipe de MARKETING (seja interna ou externa da empresa) e até para a equipe comercial.


Por isso, é comum ficar sob a responsabilidade do consultor:

  • A criação do plano de marketing da empresa

  • O controle e a avaliação da eficiência das ações definidas no plano

  • Auxiliar no planejamento e execução de pesquisa de mercado

  • Alinhar as estratégias com o marketing digital

  • O desenvolvimento e o acompanhamento dos briefings junto às agências e fornecedores

  • A gestão e o controle dos planos de ação etc.


O CONSULTOR DE MARKETING é o profissional que vai orientar o EMPREENDEDOR no planejamento, desenvolvimento e controle das ESTRATÉGIAS DE MARKETING, direcionando o corpo tático da empresa e contribuindo para o alcance de objetivos.


PRA FINALIZAR, VEJA 12 ÓTIMOS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM CONSULTOR DE MARKETING:

  • AUMENTO DA PERCEPÇÃO DE VALOR DA MARCA PELO CLIENTE

  • EFICIÊNCIA NAS CAMPANHAS DE VENDAS

  • CLIENTES MAIS ENGAJADOS E SATISFEITOS

  • AUMENTO DO TICKET MÉDIO

  • EQUIPES DE VENDAS E ATENDIMENTO MAIS QUALIFICADAS

  • O EMPREENDEDOR FICA LIVRE PARA MANTER O FOCO NA GESTÃO DO NEGÓCIO

  • AUMENTO DAS VENDAS E DO FATURAMENTO

  • AQUISIÇÃO DE LEADS MAIS QUALIFICADOS

  • CONTEÚDO PROMOCIONAL E INSTITUCIONAL MAIS QUALIFICADO

  • MELHORA NA RELAÇÃO COM AGÊNCIAS E OUTROS FORNECEDORES

  • ECONOMIA DE RECURSOS (TEMPO E DINHEIRO)

  • PREVISIBILIDADE DAS AÇÕES

Então é isso, EMPREENDEDOR.


Espero ter te ajudado a entender como um CONSULTOR DE MARKETING pode contribuir para a sobrevivência e crescimento do seu negócio. Mas se houver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.


E lembre-se, se seu negócio estiver apresentando algum “sintoma”, conta comigo. 😉


Avante!


Rey Araujo

Especialista em Marketing

22.99731.2345 / 21.99603.4677

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br


Sobre o Autor

Rey Araujo é graduado em Propaganda e Marketing pela Univ. Gama Filho - RJ, Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela ESPM - RJ e em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes- RJ. Além de diversas especializações em Marketing Digital.

Possui diversos planos de Marketing Digital implementados ao longo da carreira.

Atuou por mais de 10 anos na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência etc.

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