Buscar
  • Rey Araujo

DEFINA E MONITORE OS KPIs DE SUAS AÇÕES DIGITAIS E VENDA MAIS

Atualizado: 3 de Dez de 2020

O marketing digital oferece diversos benefícios e possibilidades de investimento para pequenos e médios empreendedores que, até pouco anos atrás, tinham suas opções bastante limitadas pelo custo – muitas vezes inacessível – e dificuldade de gestão/implementação de ações que realmente fossem efetivas.


É fato que o ambiente digital democratizou a forma de investir em ações de Marketing por meio das ferramentas de busca, redes sociais, e-commerce e diversas outras opções de canais de comunicação e relacionamento com seu público-alvo.


E se por um lado é possível investir de forma mais democrática, também é possível monitorar e controlar os resultados destes investimentos de forma muito mais assertiva.


Como se sabe, um dos principais "calcanhares de Aquiles" do Marketing tradicional sempre foi a dificuldade de medir o retorno de investimento (ROI). Afinal, como medir eficientemente o retorno de um outdoor, de um anúncio de revista, anúncio em TV e rádio, de uma ação de panfletagem, entre centenas de outras ações de marketing tradicional?


É nesse contexto que o marketing digital oferece as formas de monitoramento que farão toda a diferença no controle da efetividade das ações e permitirão ao empreendedor visualizar o que está dando retorno, o que não está e o que pode ser feito para melhorar.


E a melhor maneira de analisar os resultados é comparando os dados que as mídias digitais oferecem com as metas e objetivos definidos no planejamento das ações.


Eis o papel importantíssimo das MÉTRICAS e KPIs.



A MENSURABILIDADE NO MARKETING DIGITAL


Atualmente, é possível ter acesso aos mais detalhados relatórios e, assim, saber praticamente em tempo real, se uma campanha está indo ou não na direção dos objetivos.


Por isso, é importante que no planejamento das campanhas, além de todo escopo estratégico e tático, já sejam definidos os indicadores que medirão o desempenho das ações. Porque sem isso, grande parte da potencialidade do marketing digital estará sendo deixada de lado.


MÉTRICAS E KPIs


De forma simples, as MÉTRICAS medem o comportamento de um visitante em um determinado canal digital e, normalmente, não está associada a um objetivo de negócio.


Exemplos de métricas: Número de acessos a uma página, número de curtidas em uma foto de rede social, custo por click (CPC) em um anúncio, taxa de rejeição de uma página, quantidade de cadastros em um blog, número de assinaturas em uma newsletter, etc.


Como você pode observar, existem inúmeras MÉTRICAS possíveis de serem monitoradas em sistemas como Google Analytics, Facebook/Instagram Insights, Youtube Analytics, Linked In Analytics... Enfim, cada canal de marketing digital oferece uma ferramenta de análise de dados com diversas métricas para monitoramento.


PORÉMMMMM...


Para efeito de gestão, as MÉTRICAS na maioria das vezes não oferecem o nível de informação necessária para medir o desempenho de uma determinada campanha ou ação. Para isso, é preciso selecionar e integrar aquelas que possam medir esse desempenho de forma assertiva e assim, oferecer a informação adequada para a tomada de decisão.


A esses indicadores dá-se o nome de KPI (KEY PERFORMANCE INDICATOR - Indicador chave de desempenho).


KPIs são indicadores criados com base em uma ou mais métricas e tem como objetivo o monitoramento do desempenho das ações de marketing. São eles que oferecerão o suporte estatístico para a análise de resultados e tomada de decisão dos gestores.


Exemplos de KPIs de marketing: ROI (Return of investiment), CAC (Custo de aquisição de cliente), Taxa de conversão, Custo por lead, etc.


Os KPIs podem – e devem – ser usados em todos os níveis de campanhas de marketing.


Resumindo...

- As métricas refletem comportamento, enquanto os KPIs indicam o desempenho da ação;

- Métricas são dados brutos e KPIs são resultados gerenciais;

- As métricas são dados fornecidos por sistemas como Facebook/Instagram Insights e Google Analytics. Os KPIs são definidos pelos gestores para acompanhar e analisar o desempenho de campanhas e ações de marketing.


Então é isso, espero ter te ajudado a entender a importância de definir os KPIs no planejamento de marketing e de monitorá-los ao longo da execução das ações. Assim, você pode explorar todo o potencial delas futuramente.


Mas se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para criar e monitorar seus KPIs, conta comigo.


Avante!


Rey Araujo

Especialista em Marketing

22.99731.2345

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br


Sobre o Autor

Sou especialista em Marketing e ajudo empreendedores e profissionais liberais de diversas áreas a alcançarem ótimos resultados comerciais por meio do Planejamento, Execução e Controle de Estratégias de Marketing e Marketing Digital.


Autor do curso "MARKETING ESTRATÉGICO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS".


Sou formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Gama Filho - RJ. Possuo MBA em Marketing pela ESPM - RJ e pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes - RJ, além de diversos cursos e especializações na área digital.


Iniciei minha carreira em 2001 como Redator Publicitário, passando por diversas agências no Rio de Janeiro e ingressei na área de marketing como estagiário na Golden Cross em 2003.

Por mais de 12 anos atuei na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência, etc.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo