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  • Rey Araujo

12 ÓTIMOS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM CONSULTOR DE MARKETING

A principal função de um CONSULTOR é orientar no planejamento, desenvolvimento e controle de ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE MARKETING.


Esse importante trabalho acarretará na elevação dos padrões de qualidade do seu negócio, impactando diretamente na percepção de VALOR pelo cliente e, consequentemente, no aumento do volume de vendas, faturamento, ticket médio etc.


Veja abaixo 12 ótimos motivos para ter um profissional cuidando do marketing do seu negócio.



1. AUMENTO DAS VENDAS E DO FATURAMENTO

Com o aumento da eficiência das ações de marketing, haverá mais exposição qualitativa e quantitativa da sua marca, impactando muito positivamente na percepção de valor pelo consumidor.


Desta forma, seu negócio atrairá mais – e melhores – clientes, resultando no aumento significativo nos resultados comerciais.


2. AUMENTO DA PERCEPÇÃO DE VALOR DA MARCA PELO CLIENTE

O consumidor – seja ele pessoa física ou jurídica – é o alvo de uma estratégia de marketing. Após levantar dados e analisar aspectos internos e externos do seu negócio, o consultor indicará ações de adequação ou melhoria nos seus produtos e serviços, atendimento, ponto de venda, precificação, comunicação com o mercado etc.


Esse trabalho vai elevar a qualidade do seu mix de marketing e impactar diretamente na percepção de qualidade do consumidor que, consequentemente, perceberá mais VALOR na sua marca.


3. MAIS EFICIÊNCIA NAS CAMPANHAS DE VENDAS

Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam é conseguir resultados satisfatórios nas campanhas de marketing e vendas. Muitas vezes, caminhões de dinheiro e tempo são desperdiçados por empreendedores em campanhas que não alcançam os resultados esperados.


Na maioria das vezes, essa deficiência nos resultados é consequência da falta de planejamento, de controle, da utilização inadequada de ferramentas e do desalinhamento entre as áreas de marketing, atendimento e vendas.


Diante disso, é fato que uma ação planejada, executada e controlada por um CONSULTOR DE MARKETING, com certeza, alcançará resultados espetaculares.


4. CLIENTES MAIS SATISFEITOS, ENGAJADOS E DEFENSORES DA MARCA

Ter um cliente satisfeito, bem atendido e, sempre que possível, superar suas expectativas, é essencial para transformá-lo não apenas em um cliente fiel, mas também em um defensor da marca.


Neste sentido, o trabalho do CONSULTOR DE MARKETING é importantíssimo. Ele vai conhecer seu cliente ideal a fundo e cuidará de todos os aspectos relativos à comunicação, produto, ponto de vendas, precificação e estratégia digital para que ele seja sempre impactado positivamente, efetue novas compras, defenda sua marca e divulgue-a positivamente.


5. AUMENTO DO TICKET MÉDIO

Um bom planejamento de marketing vai mapear diversas possibilidades de parcerias, eventos, vendas cruzadas, possibilidade de aumento do portifólio de produtos/serviços etc., enfim, ações que impactarão diretamente no volume de ofertas para o seu cliente.


6. EQUIPES DE VENDAS E ATENDIMENTO MAIS QUALIFICADAS

Com um posicionamento de mercado e segmentos de atuação definidos, planos de ação criados e todo escopo estratégico de marketing definido, o treinamento das suas equipes de vendas e atendimento será muito mais qualitativo e direcionado.


7. VOCÊ TERÁ MAIS TEMPO PARA A GESTÃO DO NEGÓCIO

É comum o empreendedor ter que dividir seu tempo entre a gestão do marketing, financeiro, tecnologia, produção, vendas etc. Com um CONSULTOR DE MARKETING na gestão das ações, o empreendedor fica livre para administrar seu negócio. Além, é claro, das estratégias serem postas em prática com muito mais eficiência.


8. AQUISIÇÃO DE LEADS MAIS QUALIFICADOS

Uma das principais reclamações que recebo das equipes de vendas e atendimento é em relação à baixa qualidade dos leads oriundos das campanhas de marketing. Principalmente porque eles tomam tempo e, na maioria das vezes, não se convertem em vendas.


Com a implantação de campanhas de marketing planejadas corretamente, os leads gerados serão muito mais qualificados, aumentando a taxas de conversão e retorno sobre investimento.


9. CONTEÚDO PROMOCIONAL E INSTITUCIONAL MAIS QUALIFICADO

Um dos principais benefícios do seu negócio ter um marketing mais qualificado é o fortalecimento da sua imagem corporativa.


Com o direcionamento estratégico correto, fornecedores como agências de publicidade e marketing digital, gráficas, empresas de eventos, assessorias de imprensa etc. produzirão conteúdo de melhor qualidade para a venda e apresentação do seu negócio.


10. MELHORA NA RELAÇÃO COM AGÊNCIAS E OUTROS FORNECEDORES

Com a gestão de um CONSULTOR DE MARKETING, agências e fornecedores serão “brifados” de forma mais assertiva, e assim, terão condições de criar campanhas mais completas, criativas e direcionadas.


Outro ponto que merece destaque é a diminuição de retrabalho e debates desnecessários, já que todos buscarão os mesmos objetivos e terão o mesmo direcionamento estratégico.


11. ECONOMIA DE RECURSOS

Com os serviços de marketing geridos de forma profissional, sua empresa economizará bastante tempo e dinheiro. Isso porque o CONSULTOR DE MARKETING criará e acompanhará os planos de ação.


Nestes planos, estarão definidos os prazos, custos, período de execução, responsáveis, objetivos a serem alcançados etc., permitindo o controle eficiente de sua execução.


12. PREVISIBILIDADE DAS AÇÕES

Por fim, com todas as ações planejadas, será possível prever o tamanho do investimento e tempo necessários para execução; se haverá a necessidade de contratação de recursos humanos; se será preciso acionar órgãos públicos; se será necessário investir em novas ferramentas e fornecedores; o retorno financeiro e de marca em relação ao investimento etc.


Tudo isso torna todo trabalho de marketing muito mais previsível e controlável, garantindo ao empreendedor avaliar o retorno sobre o investimento com mais segurança e permitindo repeti-lo ou aprimorá-lo futuramente.


Diante de tantos benefícios, você deve estar pensando “mas não tenho como pagar um consultor”.


O que posso dizer é que a economia de tempo e dinheiro, além da melhora substancial nos resultados, farão a contratação de um CONSULTOR DE MARKETING valer super a pena.


Além disso, sempre é possível negociar e adequar honorários aos objetivos e tamanho do seu negócio.


Afinal, como podemos observar nos 12 itens acima, ter um consultor para fazer a estão do marketing do seu negócio não se resume apenas a receber “opiniões pontuais” ou cuidar apenas de aspectos isolados como design, publicidade ou marketing digital.


Esse profissional, terá uma função estratégica importante e estará ao seu lado no planejamento e execução das ações. Isso impactará muito positivamente nas suas vendas, atendimento, imagem e percepção de valor pelo cliente.

Então é isso, EMPREENDEDOR.


Espero ter te ajudado a entender como um CONSULTOR DE MARKETING pode contribuir para a solução de problemas e crescimento do seu negócio. Mas se houver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.


Avante!


Rey Araujo

Especialista em Marketing

22.99731.2345 / 21.99603.4677

lgr@lgrmarketing.com.br

www.lgrmarketing.com.br


Sobre o Autor

Rey Araujo é graduado em Propaganda e Marketing pela Univ. Gama Filho - RJ, Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela ESPM - RJ e em Gestão de Vendas e Negociação pela Univ. Cândido Mendes- RJ. Além de diversas especializações em Marketing Digital.

Possui diversos planos de Marketing Digital implementados ao longo da carreira.

Atuou por mais de 10 anos na gestão de Marketing em empresas de diversos segmentos como Metalurgia, Tabaco, Tecnologia da Informação, Petróleo, Biotecnologia, Previdência etc.

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